Uma escolha errada na hora de criar a sua identidade visual pode prejudicar todo o seu negócio
As escolhas são baseadas em sentimentos e necessidades que se conectam com os estímulos que envolvem o indivíduo no seu dia a dia.
Essas sensações são causadas por uma forma, uma cor, por um símbolo e principalmente por todo esse conjunto.
O que é Identidade Visual
A identidade visual é um conjunto de elementos visuais que vão representar uma marca.
Ela faz com que o público vivencie a sensação de que aquilo que está no seu raio visão é parte do seu mundo.
É responsável por gerar em um indivíduo o interesse em consumir aquele produto ou serviço e não de uma empresa concorrente, é ela que vai destacar a sua empresa dentro do seu segmento.
De nada adianta ter um produto de qualidade se visualmente ele não é atrativo ou não está passando a mensagem correta, deixando de atrair o consumidor ou até induzindo ao erro.
É por isso que empresas investem milhões para criar uma imagem forte, concisa e esteja de acordo com o que querem transmitir para o seu público. Tudo precisa estar alinhado.
Para mostrar a importância de se criar uma identidade visual para sua empresa, responda rapidamente o que vem a sua cabeça quando lê as seguintes referências: vermelho, cavalo, carro, velocidade?
Agora, perceba os sentimentos que essa marca despertou. A partir de um conjunto de elementos simples, que criam uma imagem, foi fácil pensar em uma Ferrari.
Mas se essas referências estivessem soltas, sem nenhuma conexão, a resposta seria outra, o sentimento seria outro.
Isso é o exemplo de uma marca que tem uma identidade visual completa e bem trabalhada.
A parte visual da sua marca é responsável por contar uma história inteira de uma maneira simples e rápida de ser percebida.
Por que a a Identidade é importante
A identidade visual precisa ter relação direta com o que a empresa precisa transmitir.
As cores, formas, letras e imagens vão ao encontro ao sentimento que deverá ser despertado no público-alvo.
Então, todos os pontos de contato precisam estar alinhados.
Desde o site da marca, cartão de visitas, a fachada e o design de um ambiente físico como lojas e escritórios, as redes sociais e até a roupa que a equipe, de todos os níveis hierárquicos, veste são parte dessa identidade.
Pode parecer besteira, mas um simples erro na tonalidade de uma cor ou na escolha de uma tipografia, pode mudar toda uma percepção e consequentemente fazer com que sua empresa pareça aquilo que não é.
Por isso, na hora de pensar em como seu negócio quer ser visto no mercado.
Lembre-se que uma marca é formada por tudo aquilo que remete a empresa, tangível ou intangível.
Desde o logo (representação gráfica da marca) até o que as pessoas dizem sobre ela.
Contratar uma pessoa especializada para criar a identidade visual de uma marca é primordial.
Além de fazer as perguntas certas, traz um racional diferenciado para construir essa história, com muita personalidade, atraindo o público correto para o sucesso do negócio.
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