O que é identidade visual?

Você que está abrindo uma empresa e buscando um profissional para desenvolver a sua marca, vai encontrar pela internet inúmeras opções como agências de branding, freelancers, plataformas de criação de logotipo e por aí vai. Hoje separei um tempinho para falar sobre a nossa especialidade: criação de identidade visual. E para isso precisamos começar do começo, você sabe realmente o que é identidade visual? Sabe o real impacto que ela pode trazer para o seu negócio?

O que é identidade visual?

A identidade de uma marca é um conjunto de elementos gráficos que, através dos pontos de contato, vai apresentar a sua empresa para o seu público.

Sua empresa precisa mostrar quem ela é e isso vai muito além de um cartão de visitas bonitinho, é preciso destacar suas melhores qualidades, a identidade visual é uma das principais formas de mostrar a personalidade da sua marca.

O básico desse conjunto geralmente é composto pela sua marca e pelos padrões da seu negócio, como paleta de cores, tipografias, variações do logo, padrões de texturas, slogan e por aí vai.

Identidade visual é toda a parte gráfica da sua marca, é o que tangibiliza quem a sua marca é.

Clique aqui para conferir alguns projetos de identidade visual que desenvolvemos.

Qual a importância de uma identidade?

Agora que você já sabe o que é uma identidade visual, precisa entender a sua real importância.

Muito mais do que um ícone para chamar de seu, ter uma identidade bem desenvolvida por ser um grande diferencial, é uma maneira de estar um passo a frente de seus concorrentes.

O que é identidade visual?
Parte da identidade que desenvolvemos para o cantor Arthur Kond

Entregar uma proposta ou ter uma assinatura de e-mail que siga todos os padrões da sua identidade sempre passa muito mais segurança e credibilidade para os eu potencial cliente, ele verá sua empresa com outros olhos e confiará ainda mais no seu trabalho.

Pensa que estranho seria se uma marca que você está acostumado a consumir se apresentasse de uma forma diferente em cada lugar que você a encontra. A embalagem seguindo um padrão, o site seguindo outro e as mídias sociais outro totalmente diferente. Atrapalharia o processo de compras, não é mesmo?

A identidade de uma empresa é responsável por gerar sentimentos de identificação, confiança e aproximação.

A diferença entre identidade visual, marca e branding

Os conceitos de identidade visual, marca e branding geram muita confusão na cabeça de quem está a procura de um profissional para desenvolver seu logotipo.

Por mais que estejam dentro de um mesmo universo, é muito importante conseguir diferenciar seus conceitos.

  • Marca (brand, em inglês): A grosso modo é o seu logo, é o conjunto de elementos que pode ser composto por símbolo, nome e slogan. Isso não significa que uma marca é obrigada a ter esses 3 elementos em sua composição, a Coca-Cola é um exemplo disso.
  • Identidade visual: Como vimos acima, identidade da marca é um conjunto de elementos visuais que representa uma empresa, produto ou serviço. A marca faz parte da identidade visual.
  • Branding: É um modelo de gestão que engloba muitas coisas, inclusive a identidade da marca. É todo o processo de desenvolvimento de estratégia, posicionamento de marca e até mesmo ações internas para transmitir a imagem pretendida para os funcionários.

Agora que você sabe as principais características de uma identidade visual, clique aqui e vamos falar sobre o seu projeto.

Deixar um comentário

Seu e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Compartilhar

Copiar link

Copiar